Como lavar e higienizar seus pincéis + esponja de silicone MACRILAN

Eu adoro maquiagem e logo, amo pincéis!
Mesmo que as vezes eu consiga me resolver muito bem com o dedo ou com aquelas esponjinhas que sempre acompanham os produtos, eu gosto muito de ter um pincel para cada função e produto.
 A parte chata de tudo isso, é a limpeza.
Limpar e higienizar os pincéis é muito importante!
Um pincel sujo pode provocar acne, alergias e muitos outros problemas na sua pele.
Então, sempre é bom tirar um dia pra limpar todos seus queridinhos.

A frequência, depende do seu uso. Se você for um usuário "normal" 1 vez no mês está bom.
Se você for maquiadora, precisa lavar com mais frequência. Mas tudo depende de com é usado também, por exemplo, se você for usar sombras fortes e diversas, precisa lava-lo, para que as cores não se misturem.

~ E como lavar?

Pincéis de cerdas naturais e sintéticas podem ser lavados com sabonetes liquidos neutros, se tiver função anti-bacterianos, melhor ainda (tipo Protex, Dettol, Lifebuoy, etc). 
Também pode usar aquele shampoo neutro da Johnson&Johnson, que é o mais famoso rs Eu também uso o sabonete de Glicerina da Granado Bebê, é muito bom!
É sempre legal passar um condicionador Neutro nos pincéis de cerdas naturais, para as cerdas continuarem macias.

Você pode esfregá-los nas mãos, naquelas luvas de cozinha de silicone, ou se preferir, nas luvas da sigma ;)
E se for uma lavagem rápida, para pincéis de sombras, por exemplo, use um limpa pincéis da sua marca favorita. Tem da MAC, MakeB, Quem Disse Berenice? e muitas outras...

Na hora de enxaguar, cuidado para não molhar o cabo, ele pode apodrecer ou as vezes descolar.
Pra secar é só deixá-los deitados, naturalmente na sombra. NUNCA em pé! E também NUNCA usar secador ou outra coisa para ajudar o processo.

Eu gosto de lavar com sabonetes anti-bacterianos e uso as mãos mesmo.
E admito que depois de alguns pincéis minha mão já está muito vermelha!
Não uso luvas pois acho exageros. 
Encontrei em uma dessas lojas de bijus (a  mesma que compro os lenços demaquilantes rs) uma espécie de esponja de silicone.
Essa é da Macrilan, ela facilita muito a limpeza pois possui ventosa atrás, e assim você pode fixar em uma superfície lisa.
Não lembro exatamente quanto custou, mas acho que foi uns R$ 6,00.

Essa é a minha dica de algo barato e que funciona tão bem quanto um mais caro.
Como você lava seus pincéis??

Comentários